Adequação as normas NR 10, NR 12 e NR 18

Adequamos seu elevador de carga para as normas vigentes. Entre em contato, e receba seu orçamento.

Telefone: 041-3017-0012

Trabalhadora da construção

Perguntas e respostas:

- Todo elevador pode ser adequado para a NR10, NR12 e NR18?

  Praticamente quase todos pode ser adequados, cada caso é um caso e deve ser analisado com atenção.

- Adequar o elevador as normas é o mesmo que realizar a manutenção?

  Não, manutenção é um serviço executado para manter o equipamento em condições ideais de trabalho dentro das características originais.

- Quais os principais itens observados para adequar as normas?

  São vários os itens das normas, principalmente da NR12, mas basicamente temos: sensor de ruptura, trancas automáticas, acesso ao elevador, proteção externa, painel de comando e botoeiras.

- Qual o valor para uma adequação?

  Equipamentos fabricados em "casa" ou por serralheiros em geral são que mais necessitam de intervenções, estes equipamentos são funcionais mas extremamente inseguros. Já equipamentos muito antigos, que possuiam os dispositivos de segurança e estes foram burlados, requerem menores atualizações.

- O que não pode acontecer de forma alguma?

  Elevadores não podem de forma alguma ficar sem 3 itens: trava queda, sensor de ruptura e trava automática das portas. Estes 3 itens são os maiores responsáveis pela segurança na operação do equipamento.

- Posso adequar apenas parte do equipamento a norma?

  Não; veja que um equipamento atende ou não atende a norma; não existe o "atende mais ou menos". Nós na Armel sempre executamos atualizações completas.

- O painel de comando é tão importante assim?

  Sim, muito pois com o painel nós conseguimos controlar todos os dispositivos de segurança, além de garantir um funcionamento adequado do equipamento.

- Deixar o equipamento dentro das normas torna o uso do equipamento lento?

  Pelo contrário, fica muito mais ágil. Um equipamento dentro das normas pode ser operado por qualquer colaborador sem risco. Temos o exemplo da trava automática: abrir a porta com a trava automática leva em torno de 1 a 2 segundos; já para soltar uma tramela pode levar até 15 segundos. É pelo menos 7 vezes mais rápido o processo de abertura da porta, evitando gargalos na produção.